O assassinato do presidente John Kennedy

Dentre as tragédias ocorridas no ano de 1963, a que mais causou choque e comoção foi, com certeza, o assassinato do presidente John Fitzgerald Kennedy, no dia vinte e dois de novembro.

Mas… Quem foi John Kennedy?

Nascido em Brookline, no dia vinte e nove de maio de 1917, foi o primeiro escoteiro eleito à presidência e também o segundo presidente mais jovem, estando atrás de Theodore Roosevelt, apenas. Conhecido também como Jack Kennedy, John F. Kennedy ou simplesmente JFK, se voluntariou para servir ao Exército dos Estados Unidos no ano de 1941, sendo rejeitado por problemas na coluna.

John F. Kennedy – Militar, Internacionalista e Político – Citações do  Sampaio
Fitzgerald na infância.

Porém, em setembro do mesmo ano, a Marinha o aceitou, sob influência do diretor do Escritório de Inteligência Naval. Ele estudou na Escola Naval Preparatória para Oficiais da Reserva e no Torpedo Motor Boat Squadron Training Center, antes de ser enviado para o Panamá e para as operações no Pacífico. Por ter feito parte de várias missões, Kennedy foi promovido a comandante de um barco torpedo de patrulha, uma embarcação pequena e rápida (daí o nome “torpedo”), usada para atacar grandes navios.

Recorde os grandes momentos da vida de John F. Kennedy | Mundo | G1
John no barco torpedeiro PT-109.

Ao fim da Segunda Guerra Mundial, John quis se tornar jornalista; ainda não havia pensado em ingressar na política, já que as esperanças disso haviam sido depositadas sobre seu irmão mais velho na época, mas ele morreu durante um conflito. Ele, então, entrou para o congresso, e depois de seis anos derrotou o candidato Henry Cabot Lodge Jr. na eleição para o Senado.

JOHN KENNEDY NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL – A LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA E O  ENCONTRO DE DOIS MUNDOS – TOK de HISTÓRIA
Imagem de JFK durante a Segunda Guerra Mundial.

JFK foi eleito à presidência no dia treze de julho de 1960, assumindo a posse em vinte de janeiro de 1961 e sendo o segundo católico a ser nomeado (depois de Al Smith, em 1928), o primeiro escoteiro no comando do Governo e o trigésimo quinto presidente dos Estados Unidos.

Sua morte.

No dia vinte e dois de novembro de 1963, Kennedy fazia uma visita política a Dallas, no Texas, usando o Lincoln 1961, modelo 74A conversível, usado como automóvel presidencial na época, em companhia de sua esposa Jacqueline Lee Bouvier e o governador do Texas, John Conally.

Assassinato de John F. Kennedy – Wikipédia, a enciclopédia livre
O presidente no automóvel presidencial, momentos antes dos disparos serem feitos.

Ao meio dia e meio, enquanto passavam pela Praça Dealey, o presidente foi atingido por dois disparos na cabeça. Meia hora depois, ele foi declarado morto. O autor dos tiros foi Lee Harvey Oswald, um fuzileiro naval que desertou para a União Soviética, retornou aos EUA, e que teve seu nome relacionado ao assassinato do policial J. D. Tippit.

Lee Harvey Oswald - Wikipedia
Lee Harvey Oswald detido.

Lee negou ambas acusações e, dois dias depois, durante sua transferência da cadeia municipal para a cadeia estadual, foi baleado e morto por Jack Ruby, dono de uma boate de Dallas. Por este motivo, não foi levado a julgamento.

Lee Harvey Oswald – Wikipédia, a enciclopédia livre
O exato momento em que Jack Ruby atira em Lee Harvey.

Houveram teorias de que Harvey não havia agido sozinho, mas foi confirmado pela Comissão Warren (criada por Lyndon B. Johnson, que assumiu a presidência após o fato, para investigar o homicídio de Kennedy) que não houveram cúmplices no ato. Após o crime, ele foi detido em um teatro, oitenta minutos depois do acontecimento.

Os tiros disparados por uma carabina Paraviccini-Carcano calibre 6,5×52mm, de uma janela do sexto andar do depósito de livros onde Oswald trabalhava, acertaram não só JFK, como também John Conally, o governador, e James Tague. Felizmente, ambos os feridos sobreviveram.

A teoria do envolvimento com a máfia.

Dentre algumas famosas teorias que cercam o homicídio do presidente, uma é altamente questionada: ligação com a máfia. De acordo com Evan Thomas, biógrafo do caso, as tentativas de levar a máfia a tribunal e de matar Fidel Castro, por Robert Kennedy, seu irmão, são a causa do crime. No entanto, não há nenhuma comprovação de que haja participação mafiosa.

O velório de Kennedy.

O corpo de John Fitzgerald Kennedy foi exposto na Sala Leste da Casa Branca durante vinte e quatro horas, no dia vinte e cinco de novembro de 1963, mesmo dia que seu filho John Fitzgerald Kennedy Jr. estaria completando três anos de idade. Mais de noventa representantes de países assistiram ao funeral, ocorrido na Catedral de St. Matthew, e ao final o corpo foi levado numa carruagem para o Cemitério de Arlington, onde foi enterrado. Kennedy deixou dois filhos e uma esposa.

John F. Kennedy Túmulo No Cemitério Nacional De Arlington Banco de Imagens  e Fotos de Stock - iStock
Túmulo do ex-presidente, no Cemitério de Arlington.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s