Os ataques ou atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 foram uma sequência de ataques suicidas contra os Estados Unidos, organizados pelo grupo fundamentalista islâmico al-Qaeda.
O DIA DO ATENTADO
O atentado de 11 de setembro foi elaborado pelo grupo terrorista Al-Qaeda, uma organização fundamentalista islâmica internacional fundada em agosto de 1988 por Osama bin Laden, Abdullah Azzam e outros combatentes da guerra soviética-afegã. A entidade é constituída por células colaborativas e independentes que visam disputar o poder geopolítico no Oriente Médio.


Naquele dia, os terroristas sequestraram aviões comerciais e embarcaram em quatro voos diferentes, que decolaram da costa leste dos Estados Unidos e pousariam na Califórnia. Os voos eram de diferentes empresas aéreas norte-americanas, a American Airlines (AA) e a United Airlines (UA):
Voo 11 da AA: esse voo decolou de Boston para Los Angeles. Foi o primeiro avião a colidir contra as Torres Gêmeas e atingiu a Torre Norte. O avião foi sequestrado por cinco membros da al-Qaeda, e Mohamed Atta colidiu contra a Torre Norte do World Trade Center em Nova Iorque, matando todas as 92 pessoas a bordo e 1402 no edifício.

-Voo 175 da AA: esse voo também decolou de Boston com destino a Los Angeles. Foi o segundo avião a colidir contra as Torres Gêmeas e atingiu a Torre Sul. Os terroristas que sequestraram o voo 175 embarcaram no aeroporto de Logan, em Boston (MA). Havia 51 passageiros, 9 tripulantes e 5 sequestradores a bordo da aeronave Boeing 767-200.

-Voo 77 da AA: esse avião decolou de Washington com o propósito de chegar em Los Angeles, mas foi lançado pelos terroristas contra o Pentágono, colidindo com a parte oeste do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, matando 189 pessoas (125 vítimas no prédio, 59 a bordo do avião e os cinco terroristas do atentado).

-Voo 93 da UA: o avião decolou de Newark e com destino a São Francisco. Seria lançado contra o Capitólio, mas caiu antes de atingir seu alvo.
MOMENTO EM QUE TUDO COMEÇOU
Tudo começou com o embarque dos 19 terroristas em cada voo citado. Depois que as aeronaves estavam no ambiente aéreo americano, os terroristas tomaram controle delas para realizar o plano. O voo 11 da AA decolou às 07:59 e, minutos depois, às 08:46, foi lançado contra a Torre Norte do World Trade Center.
O World Trade Center era um conglomerado formado por sete edifícios, sendo as Torres Gêmeas as mais conhecidas, além de um cartão postal de Nova York. Inaugurado em 1973, o complexo ficava no centro financeiro da cidade e, no instante do ataque, cerca de 15 mil pessoas estavam no local.

Poucos minutos depois, às 09:03, o voo 175 da AA foi lançado contra a Torre Sul do WTC. O ataque à segunda torre ampliou o grau de devastação do atentado e aumentou o número de mortos em Nova Iorque. Às 09:37, o voo 77 da AA foi lançado contra o Pentágono.
Nesse momento, a informação de que o país passava por um atentado terrorista já era do conhecimento das autoridades.

Com os ataques em curso, as autoridades americanas interviram para minimizar o número de mortos e para resgatar feridos. Logo após o ataque à primeira torre, a imprensa começou a fazer a cobertura do atentado e, no momento em que a segunda torre foi atacada, as imagens foram transmitidas ao vivo para o mundo.
A transmissão dos ataques contra as Torres acompanhou o trabalho de resgaste e o incêndio que atingiu o prédio. O incêndio se deu por alguns minutos nos mais altos andares das Torres Gêmeas e resultou no superaquecimento da estrutura do prédio, que não suportou os danos e desabou.
Às 09:59, a Torre Sul desmoronou e, às 10:28, aTorre Norte também. Em relação ao momento do ataque contra o Pentágono, as imagens disponíveis são escassas. Também não existem imagens disponíveis do momento da queda do voo 93 da UA.
OS RESULTADOS DOS ATAQUES
Após realizado todo o trabalho de contagem das vítimas, concluiu-se que o atentado de 11 de setembro resultou em 2996 mortes, das quais: 2606 eram pessoas que morreram em Nova Iorque, 125 que morreram no Pentágono e 246 que morreram nos aviões (tripulação e passageiros inclusos). Por fim, contabiliza-se também a morte dos 19 terroristas.
Além disso, esse foi o primeiro grande ataque que os Estados Unidos sofreram em seu território desde a ofensiva realizada pelos japoneses contra a base naval de Pearl Harbor, em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial.
O QUE MOTIVOU OS ATAQUES?
Considera-se que o grande motivo do ataque foi o extremismo de Bin Laden e sua organização, que considerava os Estados Unidos um grande inimigo por conta da presença de tropas americanas no Oriente Médio. A relação de Osama bin Laden com os Estados Unidos remonta à década de 1980.
No final da década de 1970, por conta do contexto da Guerra Fria, os americanos passaram a investir em forças de oposição no interior do Afeganistão. A intenção era enfraquecer o governo comunista daquele país e forçar os soviéticos a interferir na situação (a ideia era fazer a União Soviética gastar recursos em uma guerra).

CONSEQUÊNCIAS DOS ATAQUES
O atentado gerou uma grande comoção nos Estados Unidos e a reação do governo norte-americano foi imediata. Em outubro de 2001, o exército americano iniciou a invasão do Afeganistão. O objetivo era derrubar o Talibã, o governo (também de orientação fundamentalista) que havia dado abrigo à Al-Qaeda.
A invasão dos norte-americanos derrubou o Talibã, mas até hoje não conseguiu normalizar a situação do país. Atualmente ainda existem combates no Afeganistão contra tropas do Talibã, que procura recuperar o poder. A consequência dessa invasão para o Afeganistão foi que, entre 2001 e 2016, só entre civis, cerca de 31 mil pessoas morreram.
No caso dos Estados Unidos, as normas de segurança de voos comerciais tornaram-se extremamente rígidas, e o país tomou medidas duras para combater o terrorismo. Por essa razão, foi criada uma lei chamada de Ato Patriota, que, posteriormente, foi substituída pelo USA Freedom Act.
OSAMA BIN LADEN, PRINCIPAL LÍDER DA AL-QAEDA, É CAPTURADO

Bin Laden foi capturado e morto no dia 2 de maio de 2011, durante a Operação Lança de Neptuno, codinome usado pelas tropas estadunidenses para referir-se a ele. Nesse dia o então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, informou em conferência à imprensa que Bin Laden havia morrido na cidade paquistanesa de Abbottabad. Segundo a versão oficial, Osama teria sido capturado e morto em um esconderijo nos arredores da cidade por forças da Joint Special Operations Command em conjunção com a CIA, e que o governo desse país colaborou para a localização do paradeiro do terrorista. O cadáver foi mantido sob custódia militar e amostras de DNA, que foram comparadas com as amostras de uma irmã dele – a qual morrera de câncer no cérebro –, confirmaram sua identidade. Outros métodos, como reconhecimento facial, garantiram que o capturado era mesmo o terrorista.
AL-QUAEDA NOS DIAS DE HOJE
Atualmente, a Al-Qaeda, sob o comando de Ayman al-Zawahiri, possui bases em vários países (Somália, Argélia, Líbia, Chade, etc.), suas ações terroristas ocorrem em nações ocidentais e em países muçulmanos que apoiam os Estados Unidos, como a Arábia Saudita, a Turquia e a Indonésia.
MEMORIAL E MUSEU NACIONAL DO 11 DE SETEMBRO



O Museu e Memorial Nacional do 11 de setembro é, como o próprio nome já diz, um memorial e um museu criados no local onde ficavam as torres do World Trade Center, em Nova York.
O memorial foi planejado logo após os ataques e a destruição do World Trade Center para lembrar as vítimas e os envolvidos no resgate. A “Nacional 11 set Memorial & Museum at the World Trade Center” é uma corporação sem fins lucrativos com a missão de arrecadar fundos para manter e operar o memorial e o museu. A construção foi inaugurada no dia 11 de setembro de 2011.
Olá, no título está escrito “Word” porém o correto é “World”
CurtirCurtir
Olá, Alberto! Obrigada pela observação, já fizemos a correção.
CurtirCurtir
Muito detalhado e muito bem escrito.
CurtirCurtir