Desenhos de crianças que indicam abuso sexual


Muitos profissionais acreditam corretamente que, quando o desenho de uma criança inclui órgãos genitais explícitos ou características sexuais, enfatizando ou omitindo algumas partes do corpo, isso sugere uma história de abuso sexual ou físico. Conheça alguns desses desenhos:

Este desenho é o retrato de um pai na visão de um menino chamado Fernando, ele foi abusado desde que era pequeno. Na visão de Fernando, o pai era como um demônio alcoolizado e viciado em jogos de caça-níquel (Caça-níquel, caça-níqueis ou slot machine é uma máquina de jogo que funciona por meio da introdução de moedas e que paga um prêmio, igualmente em moedas ou com a emissão de um voucher, a quem acertar as combinações previstas.)


Andreu, um menino de 8 anos foi abusado desde os seus 4 anos por seu padrasto. No desenho, ele se retrata em pânico diante do abusador. Segundo o psicólogo, um fator marcante no desenho são os botões da camisa e o zíper da calça. No autorretrato, a criança destaca os dois detalhes das roupas que eram o alvo do abusador

Desenho de Andreu.

Elena uma garotinha de 6 anos, desenhou a mãe e a avó em tamanhos grandes.

Segundo o psicólogo, este detalhe mostra que a menina se sente protegida e segura ao lado das duas. Já o pai, ela desenha em tamanho bem menor abusando dela.

Desenho de Elena.

Victor, de 7 anos desenhou mostrando como era obrigado pelo seu pai a fazer sexo oral.


Uma garota de 5 anos fez diversos desenhos sobre o seu abuso sexual. Seus pais encontraram o desenho nos pertences da criança, que mora em Montes Claros (MG).

Os abusos foram cometidos dentro de uma igreja pelo pastor secundário, que dava aulas de inglês para a garota. João da Silva, de 54 anos, foi preso.


Ester, de 9 anos, desenhou a posição que era obrigada a ficar durante os momentos de abusos feitos pelo pai.

Desenho de Ester.

Marina, uma menina de 5 anos, era abusada pelo pai sendo obrigada a assistir a filmes pornográficos. No desenho, ela retrata um trecho de um dos filmes que foi obrigada a assistir

Uma garotinha de 5 anos desenhou um cachorro e um homem grande com seu membro para fora, os pais da vítima logo identificaram que a criança era vítima de estupro.


Há outras formas que crianças demonstram que foram abusadas sexualmente, algumas delas são:

• Mudanças de comportamentos: Como fazer cocô na calça ou xixi na cama, ou ter um declínio no desempenho escolar, como: Falta de concentração ou uma recusa a participar de atividades, até mudanças na alimentação e no modo de se vestir.

• Comportamento sexual ou conhecimento sobre sexo que está além da idade da criança.

• Mudanças inexplicáveis no estado emocional.

• Dor na área genital ou anal.

• Medo de estar com uma pessoa específica.

Caso identifique um ou mais dos indicadores listados acima, o melhor a se fazer é, antes mesmo de conversar com a criança, procurar ajuda de um especialista que possa trazer a orientação correta para cada caso.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: